Economia

Emissão a 15 anos cobre algumas necessidades de pré-financiamento de 2015 - IGCP

O IGCP considerou a operação um sucesso. Os norte-americanos foram os que mais investiram na dívida portuguesa.

Portugal emitiu hoje «com sucesso» 3,5 mil milhões de euros de dívida pública a 15 anos, o que permite cobrir algumas necessidades de pré-financiamento de 2015, anunciou hoje o Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP).

Para a agência que gere a dívida pública, esta emissão «permitiu a Portugal definir confortavelmente o volume da transação em 3,5 mil milhões, cumprindo assim o seu objetivo de financiamento para 2014 e algumas necessidades de pré-financiamento de 2015».

A emissão foi colocada a uma taxa de 3,92 por cento, com um cupão anual de 3,875 por cento e uma procura de nove mil milhões de euros, na sua grande maioria (94,1%) da parte de investidores estrangeiros.

Os norte-americanos foram os que mais investiram na dívida portuguesa, ficando com 32,2% das Obrigações do Tesouro a 15 anos vendidas hoje por Portugal, segundo o IGCP.

A agência recorda que esta é a primeira emissão de dívida a 15 anos desde 2008 e a primeira operação liderada por um sindicato bancário depois da saída do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF).

A emissão foi liderada por um sindicato bancário composto por CaixaBI, Crédit Agricole, Danske Bank, Deutsche Bank, Morgan Stanley e Nomura.