Educação

Professores contratados querem mais tempo para candidatura à bolsa de contratação

A Associação Nacional de Professores Contratados (ANVPC) exigiu novo prolongamento do prazo de candidaturas à bolsa de contratação de escola, devido aos problemas informáticos da plataforma eletrónica e a erros detetados.

A plataforma eletrónica pela qual os docentes contratados se podem candidatar a lugares nas escolas com contrato de autonomia ou TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) tem sido alvo de críticas dos professores, diretores e sindicatos, pelos problemas de funcionamento e dificuldades de acesso, que levaram o Ministério da Educação e Ciência (MEC) a alargar o prazo de candidaturas até às 18:00 de ontem, dando assim mais um dia para os contratados formalizarem a sua candidatura.

Em comunicado enviado ontem, a ANVPC denunciou «casos de docentes que não conseguem imprimir o seu recibo de candidatura, não podendo posteriormente comprovar a inserção correta dos dados, numa plataforma que não dá qualquer garantia de fiabilidade».

«São ainda conhecidas, recentemente, através de vários meios, situações de docentes que confirmam que responderam a um maior número de subcritérios de seleção do que aqueles que a plataforma gerou no recibo de submissão de candidatura», acrescenta o comunicado da associação.

Devido a estes constrangimentos, a associação veio exigir novo prolongamento do prazo de candidatura «e a correção imediata de todos estes erros, assim como o apuramento de responsabilidades (a quem de direito), uma vez que todos estes acontecimentos graves na plataforma, totalmente alheios aos docentes opositores a esta bolsa, têm prejudicado milhares e milhares de docentes e as suas famílias».

Confrontado com as críticas da ANVPC, o MEC respondeu que «o docente consegue sempre visualizar a candidatura que submeteu e um resumo da submissão» e que «mal esteja disponível a funcionalidade de emissão de recibo os docentes poderão imprimir as respetivas candidaturas sempre que o entendam».

Em comunicado enviado hoje, o MEC comprometeu-se a divulgar as listas definitivas de colocação de docentes correspondentes aos concursos de mobilidade interna e contratação inicial, no início da próxima semana, o que vai permitir colocar os professores nas escolas «antes do período previsto para o arranque das atividades letivas».