Economia

Novo Banco: Lobo Xavier considera urgente escolha de novos nomes

DR

Lobo Xavier considera urgente que se escolham os novos nomes para substituir Vítor Bento e a restante equipa à frente do Novo Banco. No máximo, até à próxima segunda feira, para tentar estancar os efeitos de mais esta crise.

O especialista em Direito Fiscal e antigo dirigente do CDS-PP falava aos jornalistas à margem da sua participação na «escola de quadros» centrista, a 'rentrée' do partido, que decorre em Peniche.

Para evitar danos ainda maiores, Lobo Xavier defendeu que, na próxima segunda feira, antes da abertura dos mercados, já tem de haver nova administração no Novo Banco.

«Acho isso absolutamente elementar, para o sistema, para a economia portuguesa e para os trabalhadores do banco», considerou.

O fiscalista e antigo dirigente do CDS considerou que o governador do Banco de Portugal já devia ter verificado que não havia sintonia entre a equipa de Vítor Bento e os objetivos e o modelo entretanto traçados.

No entanto, Lobo Xavier disse compreender os motivos desta demissão.

«Quando verificaram que aquilo que lhes era pedido não era aquilo para o qual tinham sido convidados, percebo que prefiram que sejam outros, que confiam no modelo, que o levem à sua prática», afirmou.