António Costa, adversário de Seguro nas primárias do PS, já considerou a iniciativa como uma «declaração de guerra» aos partidos de esquerda. António José Seguro quer discutir várias alterações à lei eleitoral, entre elas encontra-se a proposta de reduzir o número de deputados.
A ideia que Seguro quer ver discutida passa pela redução do número de deputados na Assembleia da República dos actuais 230 para 181.
Nas reações, o PSD avisa que só depois das eleições socialistas é que fará comentários sobre o tema, já o Bloco de Esquerda, pela voz da coordenadora Catarina Martins diz que «este debate volta constantemente, constantemente PSD e PS tentam esta batota eleitoral».
O tema da redução de deputados chegou também à luta pela liderança do Partido Socialista. O candidato às eleições primárias do PS António Costa afirmou considerar que uma eventual redução do número de deputados seria «seria um erro avançar» para essa lei, uma vez que iria «afetar a proporcionalidade» e a representatividade dos partidos, sobretudo daqueles mais à esquerda.