No início do mês vários relatos, numa vasta zona dos Estados Unidos, davam conta de uma 'bola de fogo' no céu. Especialistas garantem que se tratou de um satélite-espião russo, que caiu.
Na noite do dia 2 de setembro sucederam-se as indicações de um objeto a mover-se nos céus em vários pontos dos Estados Unidos. Segundo a Associated Press, num despacho de hoje, testemunhas descreveram o que viram como «três "pedras" brilhantes com listas vermelhas e alaranjadas», deslizando no espaço.
Falou-se de imediato em meteoritos ou qualquer outro objeto vindo do espaço, mas a agência noticiosa ouviu especialistas que garantem que o mais provável é ser o rasto de um satélite-espião russo que caiu da sua órbita e explodiu sobre os estados do Colorado e Wyoming. Um dos especialistas ouvidos pela Associated Press explicou que se fosse um meteoro ter-se-ia incendiado demasiado rápido para ser visto numa zona tão vasta.
O satélite em causa será provavelmente o "Cosmos 2495", lançado pela Rússia em maio, disse Charles Vick, um analista aeroespacial ligado ao site Globalsecurity.org.
Este vídeo, de 2 de setembro, é apresentado como a reentrada do "Cosmos 2495" no espaço aéreo da Rússia:
[youtube:H0iQzJGrubM]