Artes

Artista Sara Bichão com exposição individual em Nova Iorque

A artista plástica Sara Bichão tem uma exposição individual, intitulada "Somebody's Address", em exibição na galeria Rooster, em Nova Iorque, até 12 de outubro.

«O título da exposição refere-se ao processo de descoberta e como cada um de nós se pode identificar com uma peça de arte, algo que tenho reparado quando as pessoas são confrontadas com a minha prática», explicou a artista à agência Lusa.

Em comunicado, a galeria Rooster disse que esta exposição, apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, «é uma viagem ao estado interno da artista, que procura a fisicalidade para se expressar no mundo» e que o visitante «se consegue reconhecer nos trabalhos, apesar do universo pessoal desenvolvido pela artista que abandona qualquer lógica prevalente.»

As peças expostas são construções feitas com materiais industriais, aos quais a pintura, com várias cores e linhas, confere um simbolismo geométrico. Apesar de trabalhar com materiais e formas, Sara Bichão considera-se, sobretudo, uma pintora.

Em 2012, quando vivia em Nova Iorque e teve a sua primeira exposição individual na cidade, ao contrário dos objetos frágeis que hoje são o suporte da sua pintura, a artista usava blocos de cimento

«Fundamentalmente, não acredito que a minha expressão tenha mudado significativamente. Cores e linhas continuam a ser os meus eixos principais. Como a minha pratica se desenvolve é uma questão difícil de responder, mas sei que continuo a ser influenciada pela natureza e que manter relevância na sociedade é essencial para mim», disse a artista.

Aos 26 anos, Sara Bichão reconhece que a sua idade a coloca numa categoria de jovens talentos, mas prefere posicionar-se num «grupo de artistas para quem a poesia (como resultado de intuição) é a forma mais pertinente de expressão, não a conceptualização.»

Sara Bichão nasceu em Lisboa, onde atualmente reside. Em 2011, terminou o seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Lisboa.

Em 2008 foi vencedora do primeiro prémio BPI - FBAUL de pintura e em 2009 ganhou uma Menção Honrosa no prémio Fidelidade Mundial Jovens Pintores.

Em 2012, completou uma residência artística na prestigiada Residency Unlimited, em Nova Iorque.

Redação