Artes

Procura-se um Van Gogh de carne e osso

DR

Por ocasião do 125º aniversário da morte do pintor, no outono de 2015, vai estrear um musical que mostrará a luta de Vincent Van Gogh contra a doença mental de que padecia. O momento em que amputou a sua própria orelha faz parte do argumento.

Vincent Van Gogh é um dos pintores mais reconhecido de todos os tempo e no próximo ano terá direito a um musical dedicado à sua história pessoal. A peça vai estrear, em Amesterdão, por ocasião do 125º aniversário da sua morte, no outono do próximo ano.

A cerca de um ano da estreia, a produção abriu o "casting" para formar o elenco. Um trabalho de seleção minucioso que tem como principal desafio a personagem principal.

Procura-se um Van Gogh do século XXI que encarne a personalidade e a aparência física do pintor. Albert Verlinde é o produtor que tem esta tarefa pela frente e promete supervisionar todo o processo.

Martine Willekens, porta-voz da Fundação Van Gogh na Europa, diz que o objetivo do musical é «mostrar a obra de Vincent Van Gogh de uma forma pouco tradicional».

O musical vai retratar a luta do pintor contra a doença mental de que padecia e do qual fará parte o episódio que terminou com o pintor a amputar a sua própria orelha.

A para do musical, a data doa 125º aniversário da morte de Van Gogh vai ser assinalada com uma exposição com obras do pintor.

Redação