Ciência e Tecnologia

Elena Serova, primeira russa a ir para o Espaço em 17 anos

Elena Serova minutos antes da partida para o Espaço Reuters/Yuri Kochetkov/Pool

Elena Serova tornou-se, esta quinta-feira, na primeira russa a ir para o Espaço em 17 anos e vai ser a primeira mulher do seu país a entrar na Estação Espacial Internacional.

A russa Elena Serova tornou-se na primeira mulher do seu país a ir para o Espaço em 17 anos ao seguir a bordo da Soyuz-TMA14M, que deixou, esta quinta-feira, o cosmódromo de Baikonur, no Cazaqustão.

Serova vai efetuar uma missão de seis meses e partiu acompanhada do cosmonauta russo Alexandre Samokoutiaev e do norte.americano Barry Wilmore.

Nascida a 22 de abril de 1976, Serova terminou a faculdade aeroespacial do Instituto de Aviação de Moscovo em 2001, tendo dois anos depois obtido um diploma de construções mecânicas na Academia de Estado da capital russa.

Nascida numa cidade do Extremo Oriente russo, Serova, de 38 anos, chega ao Espaço mais de meio século depois de a soviética Valentina Tereshkova se ter tornado a primeira mulher no Espaço, ao ter participado na missão Vostok 6 em 1963.

Antes de Serova, Elena Kondakova tinha sido a última russa a estar no Espaço, quando participou numa missão de dez dias a bordo de um vaivém norte-americana em maio de 1997.

Redação