Saúde

Ordem dos Farmacêuticos apela ao uso responsável dos medicamentos

Aumentar a eficácia dos medicamentos e poupar algum dinheiro são alguns dos objetivos da campanha lançada pela Ordem dos Farmacêuticos, para promover o uso responsável dos fármacos. Hoje comemora-se o Dia do Farmacêutico.

Os farmacêuticos dizem que há muitos erros na toma da terapêutica e por isso, decidiram lançar uma campanha a apelar ao uso responsável do medicamento.

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos diz que os gastos com fármacos representam uma importante fatia da despesa na área da saúde. Em Portugal ultrapassaram no inicio da década 2% do Produto interno Bruto.

Carlos Maurício Barbosa defende que promover um uso dos medicamentos, que permita poupar dinheiro e ao mesmo tempo aumente a sua eficácia, é uma missão de que ninguém se deve excluir.

Os erros detetados no uso de medicamentos são vários: sobre-utilização de antibióticos, não adesão à terapêutica, auto medicação incorreta, são apenas alguns exemplos.

A nível mundial calcula-se que a utilização responsável dos medicamentos pode originar poupanças de 380 mil milhões de euros, um valor que corresponde a 8% da despesa em saúde.

Redação