Educação

Sistema de ensino prepara mal os jovens para mercado de trabalho

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Muita teoria e pouca prática. A opinião é de grande parte das empresas, mas também dos jovens, e surge nas conclusões de um relatório financiado pela União Europeia e apoiado pela Associação Empresarial de Portugal.

O relatório intitulado "Faz-te ao mercado", feito pela Tese - Associação para o Desenvolvimento, é apresentado esta terça-feira na Fundação Cidade de Lisboa. O objetivo foi perceber as causas do desemprego jovem.

Os empregadores questionados deram, em média, notas negativas ou neutras aos conhecimentos dos candidatos mais novos, aos conhecimentos práticos e à preparação com que chegam ao mercado de trabalho.

Do outro lado, os jovens acreditam que estão melhor preparados do que aquilo que dizem os patrões, mas o estudo sublinha que eles próprios se colocam, em geral, a meio da escala usada, o que revela que não sentem que a escola os preparou «em larga escala para a entrada no mercado de trabalho».

Um problema apontado para quem se ficou pelo secundário ou andou na universidade. A exceção são os cursos profissionais e de especialização tecnológica. Nestes casos, os jovens afirmam estar bem preparados e percebem o que devem fazer para ser aceites no mercado.

Em geral, o estudo conclui que que são «bastante negativas» as opiniões dos mais novos e dos empregadores sobre a forma como o sistema de ensino prepara os jovens.

Outro problema é a forma como estes jovens são recebidos no mercado. A maioria olha para o mercado de trabalho de forma negativa. Para além de ser difícil encontrar emprego, quando encontram alguns falam em faltas de respeito e exigências absurdas.

Um dos jovens entrevistado diz que a situação atual é de um mercado «selvagem», em que as empresas exigem tudo dos mais novos mas pagam muito pouco.

Para este inquérito foram ouvidos cerca de 70 responsáveis de recursos humanos/empregadores e perto de 400 jovens. Foram ainda realizadas cerca de 20 entrevistas de fundo, onde as opiniões negativas são mais vincadas.