Ricardo Carvalho, Tiago, Danny e Quaresma são opções para o particular com a França e para o encontro de apuramento para o Euro2016 com a Dinamarca. A primeira convocatória de Fernando Santos promove ainda as estreias de José Fonte, Cédric Soares, João Mário e Ivo Pinto.
O central Ricardo Carvalho, o médio Tiago e os avançados Danny e Quaresma vão regressar à seleção, ao serem opções para o particular com a França e para o encontro de apuramento para o Euro2016 com a Dinamarca a 11 e 14 de outubro.
A primeira convocatória de Fernando Santos anunciada esta sexta-feira promove ainda as estreias de José Fonte, Cédric Soares, João Mário e Ivo Pinto.
Destaque ainda para os regressos de Cristiano Ronaldo e Eliseu e para as ausências de João Pereira, Miguel Veloso, Raul Meireles, Hugo Almeida e Hélder Postiga.
Fora das opções de Fernando Santos estão também Rúben Vezo, Pedro Tiba e Ricardo Horta, as principais novidades da convocatória para o jogo com a Albânia, o último dirigido por Paulo Bento.
Recusando um regresso ao passado, o selecionador defendeu que os jogadores que chamou são os que lhe dão «mais garantias» para que a equipa ganhe.
Fernando Santos sublinhou a «qualidade técnica, tática e estratégica» dos jogadores que chamou e lembrou se tivesse dúvidas sobre a sua categoria não os teria convocado.
O antigo selecionador grego negou ainda que tenha perguntado ao "capitão" Cristiano Ronaldo quem deveria ser chamado, até porque «esse é o meu papel e não o dele».
«Isso seria passar a batata quente para os outros. Teria de de dizer no fim que afinal a responsabilidade da convocatória não é minha mas deles. Mas a responsabilidade, enquanto aqui estiver, das convocatórias e das derrotas e das vitórias é minha», frisou.
Portugal joga com a França, a organizadora do próximo europeu, em Saint-Denis a 11 de outubro e com a Dinamarca em Copenhaga a 14 de outubro naquele que é o segundo jogo da seleção para o Grupo I de apuramento para o Euro 2016.
Lista dos 24 convocados:
Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon/Fra), Rui Patrício (Sporting) e Beto (Sevilha/Esp).
Defesas: Bruno Alves (Fenerbahçe/Tur), Fábio Coentrão (Real Madrid/Esp), Pepe (Real Madrid/Esp), Antunes (Málaga/Esp), Ricardo Carvalho (AS Mónaco, Fra), Ivo Pinto (Dínamo Zagreb/Cro), Cedric (Sporting), Eliseu (Benfica) e José Fonte (Southampton/Ing).
Médios: Adrien Silva (Sporting), André Gomes (Valência/Esp), João Moutinho (AS Mónaco/Fra), William Carvalho (Sporting), João Mário (Sporting) e Tiago (Atlético de Madrid/Esp).
Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Esp), Vieirinha (Wolfsburgo/Ale), Éder (Sporting de Braga), Nani (Sporting), Ricardo Quaresma (FC Porto) e Danny (Zenit/Rus).