Vida

Proteção Civil emite alerta por causa de chuva forte até quinta-feira

DR

Para além da chuva forte, até quinta-feira prevê-se trovoada no Norte e Centro, bem como vento forte e agitação que poderá chegar aos quatro metros.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu, na terça-feira, um alerta por causa da previsão do agravamento das condições climatéricas em todo o país, com «chuva ou aguaceiros, por vezes fortes», até quinta-feira.

Em declarações à TSF, o adjunto de operações da Proteção Civil, que citou informação vinda do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, adiantou ainda que se prevê trovoada, em particular, no Norte e Centro do país.

Miguel Cruz explicou também que se prevê «vento forte, do quadrante sul, com rajadas nas terras altas» e «agitação marítima na costa ocidental que poderá atingir os quatro metros».

Esta manhã, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou oito distritos do continente sob aviso laranja e outros seis amarelo devido à previsão de chuva forte provocada pela passagem de uma massa de ar quente instável.

De acordo com o IPMA, sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu, Coimbra e Leiria até às 09:00 de quinta-feira devido à previsão de chuva ou aguaceiros fortes e que poderão ser acompanhados de trovoada.