Faltam mais de vinte anos, mas os treinos começaram há nove. A adolescente Alyssa Carson já anda nos corredores da NASA a treinar. Esta norte-americana, de 13 anos, acredita que será o primeiro humano a pisar o planeta vermelho, em 2033.
O pai explica que é tudo uma questão de determinação e por isso diz ter «certeza absoluta» de que a filha vai, um dia, conquistar o seu objetivo «motivada pela sua paixão e trabalho árduo».
A filha chama-se Alyssa, tem 13 anos e um objetivo na vida. Quer ser o primeiro ser humano a pisar Marte, em 2033. O pai tentou demovê-la, alertando-a para os riscos das missões espaciais. De nada valeu e acabou por reconhecer que se essa é a única forma de a jovem alcançar o seu sonho, e se ela está disposta a correr o risco, não há nada a fazer, como conta a BBC.
Na primeira pessoa, Alyssa mostra-se irredutível. «Já pensei fazer outras coisas, mas astronauta sempre foi a primeira e a que mais quis. Fracassar não é uma opção».
[youtube:X5jLe9_pvx4]
Para dar corpo ao desejo, a menina de 13 anos já está a efetuar treinos na NASA. A preparação tem sido dura, mas até agora tudo tem aguentado. Entre outros exercícios, na agência espacial norte-americana , simulou uma viagem na sonda exploradora Curiosity.
Paul Foreman, da Nasa, diz que «pessoas como a Alyssa são levadas muito a sério por nós. Ela está a fazer boas opções, está a tomar as decisões corretas». Ou seja, esta não é um caso de uma jovem com um sonho idealista. Pode ser mesmo realidade. Para isso, ela estuda Ciência e várias línguas.
E porquê Marte? Alyssa responde. «Quero ir a Marte porque é um lugar onde nunca ninguém foi. É completamente deserto e eu quero ser a primeira a dar esse passo» declarou numa entrevista à BBC. A jovem considera que tem boas hipóteses de ser escolhida para o projeto porque já está a treinar há nove anos e até 2033, terá muito tempo para aumentar as suas habilitações e o seu currículo.