Vida

Fábrica de Famalicão produz botões à base de borra de café

DR

Botões à base de borra de café são a mais recente inovação de uma fábrica de Famalicão líder mundial naquele setor e que se prepara para mostrar em Xangai aquele seu novo produto ecológico.

Em declarações à Lusa, o administrador da Louropel, Avelino Rego, explicou que a borra de café constitui 70 por cento do botão, sendo o restante uma resina reciclada de poliéster polimerizado, que serve de cola e que dá consistência à peça.

«O botão fica, naturalmente, com cheiro a café», acrescentou.

Nesta fase inicial, a borra está a ser recolhida apenas em «quatro ou cinco cafés» da região.

«Em vez de ir para o lixo, como acontecia até aqui, a borra é guardada e depois utilizada na produção de botões», acrescentou Avelino Rego.

Disse ainda que a Louropel já foi contactada por uma empresa que se manifestou interessada em fornecer «grandes quantidades», se tal se justificar.

A Louropel produz atualmente 12 milhões de botões por dia, sendo que os botões ecológicos já representam 25 por cento do total.

Nesta produção ecológica, a empresa já incorpora produtos naturais e reciclados como papel, farinha de sêmola, algodão, pó de corozo, leite em pó, pó de corno natural, serradura de madeira, folha de madeira natural, fécula de batata, cânhamo, cortiça e outros vegetais.

Marcas e estilistas do mundo da moda internacional como Giorgio Armani, Valentino, Hugo Boss, Zara, Massimo Dutti, Ralph Lauren, Lacoste, Adolfo Dominguez, Shicha, Kenzo, Ted Baker e Tommy Hilfiger figuram entre os clientes da Louropel, cujos botões são vendidos em 25 países.

A empresa tem como principais mercados a Europa e os Estados Unidos da América, mas também exporta para a Ásia, Brasil e Austrália.

Em 2013, faturou 14 milhões de euros. Tem perto de 250 trabalhadores, sendo a carga salarial mensal de cerca de 250 mil euros.

Redação