Mundo

Dentro de 6 meses a Rússia tem prontas três vacinas para o ébola

No primeiro trimestre de 2015 a Rússia pode vir a fornecer três tipos de vacinas contra o vírus do Ebola. A garantia foi dada pela ministra russa da Saúde.

Em declarações recolhidas pela agência de notícias Ria Novosti, adiantou acreditar que estas três vacinas podem vir estar prontas nos próximos seis meses.A ministra diz ainda que uma das vacinas «está pronta para um ensaio clínico» e acrescentou que uma das vacinas foi criada a partir de uma raiz inativa do vírus».

Até ao momento, a Rússia ainda não relatou nenhum caso de infeção por ébola, mas enviou, no final de agosto, uma equipa de virologistas e um laboratório móvel para ajudar a lutar contra a epidemia na Guiné.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde esta epidemia já causou mais de 4 mil mortos.

O surto de Ébola levou a comissão europeia a marcar para quinta-feira uma reunião, para discutir a coordenação do controlo nos aeroportos que recebam voos com origem em África e uma outra, do Comité da Segurança Sanitária da Europa, para analisar a situação em Espanha, após o contágio de uma auxiliar de enfermagem

No Brasil as primeiras análises ao caso suspeito de infeção deram resultado negativo. O Ministério brasileiro da Saúde anunciou que o cidadão da Guiné-Conacri que foi colocado na sexta-feira em quarentena não tem o vírus. As autoridades adiantam que serão feitas novas análises nas próximas 48 horas.

Redação