O capitão da seleção portuguesa de futebol, Cristiano Ronaldo, assumiu hoje a ambição de vencer o Grupo I de qualificação para o Euro2016, elogiando a primeira semana de trabalho do novo selecionador, Fernando Santos.
«A semana tem sido excelente. O 'mister' tem feito um trabalho extraordinário, bons treinos, temos um grupo fantástico, uma equipa unida, confiante. Estamos no bom caminho, é a minha opinião. No meu ver a semana tem sido muito boa, com os jogadores animados, contentes», afirmou.
Em conferência de imprensa, Ronaldo disse que avaliação final do trabalho de Fernando Santos só pode ser feita após o apuramento, mas elogiou a «vasta experiência» de Fernando Santos, apesar da derrota com a França no sábado, num particular.
«É um treinador diferente, com ideias diferentes, que vê o jogo de forma diferente. Há sempre ciclos, é um treinador novo, que tenho a certeza que vai ser bom para a seleção. (...) Temos todos os ingredientes para fazer boa equipa. Vamos ver já na terça-feira [frente à Dinamarca] o que vai acontecer», referiu.
Apesar de afirmar que «perder nunca é bom», Ronaldo diz que prefere «fazer testes em jogos de treino» e que a seleção se bateu bem na derrota com a França (2-1) num encontro particular.
«O que fizemos dentro de campo foi muito positivo. Diria que foi o sistema [em que Portugal jogou] certo, o mais adequado para o tipo de jogadores que temos. Gostei, vi jogadores num nível muito grande, a jogarem bem e confiantes. O futuro da seleção será risonho», assumiu.
Ronaldo revelou ainda que os regressos de Ricardo Carvalho, Danny e Tiago fora «muito bons e são uma mais-valia», assim como outros jogadores que começam agora a aparecer na seleção, que «tem um presente fantástico e um futuro risonho», elogiando alguns jogadores da equipa sub-21.
«Estou confiante que vamos estar e passar no grupo em primeiro. O pensamento é esse», garantiu Ronaldo, a dois dias do encontro com a Dinamarca, de qualificação para o Euro2016.
Sobre alguns erros no particular com a França, Ronaldo diz que «é impossível numa semana estar tudo perfeito» e que «haverá sempre defeitos».
«Não correu cem por cento bem, entrámos um pouco apáticos, depois assentámos, a equipa esteve bem, teve a bola, jogou compacta. Houve muitas mudanças, jogadores novos, sistema diferente. É um sistema que podemos trabalhar, que nos dará uma mais-valia no futuro», referiu.
O jogador do Real Madrid espera «um jogo difícil na Dinamarca, mas que Portugal "tem potencial" para ganhar, avaliando como positivos os empates da Dinamarca e da Sérvia com a Albânia e a Arménia, respetivamente.
"Ainda não tivemos oportunidade para preparar o jogo da Dinamarca em termos estratégicos. Mas o 'mister' é uma pessoa muito atenta, muito preparada. Não sou a melhor pessoa para analisar a melhor forma de jogar contra a Dinamarca, mas penso que vai ser parecido do que aconteceu com a França", disse.
Ronaldo, que fez gelo no joelho apenas por precaução, diz que o segredo para o seu excelente momento de forma é "dedicação e trabalho duro", mostrando-se ainda pouco preocupado com a Bola de Ouro, que quer ganhar, mas que não lhe tira o sono.