O exercício chama-se «A Terra treme». Às 10h13, a Proteção Civil desafia todos a participar. Dura um minuto. Há um site onde quem quiser pode inscrever-se no exercício.
Cada grupo ou pessoa deve sinalizar o início e o fim do sismo da forma como entender. O importante é, como explica Anabela Saúde da Autoridade Nacional de Proteção Civil, que execute três gestos básicos durante o minuto em que supostamente a terra vai tremer esta manhã: baixar-se para evitar quedas, proteger-se sob uma mesa resiste e aí esperar que a terra pare de tremer.
Para além desse gestos, Anabela Saúde espera que depois os participantes falem sobre os riscos e a preparação para um sismo: «O ideal seria aproveitar esta iniciativa para reflectirmos todos se existe ou não plano de emergência».
Por não existir essa memória, um grande sismo não é coisa para assustar a maioria dos portugueses. Mas o melhor é pensar que pode sempre acontecer, porque, como lembra a Anabela Saúde, «a nossa terra está sempre nalguma agitação», sendo «mais raro os sismos de alta intensidade».
Esta manhã, a terra treme, mas esse é apenas o nome do exercício da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
[youtube:0U9ffigDEGA]
O que fazer em caso de sismo:
1. Baixar-se para evitar quedas,
2. Proteger-se sob uma mesa resistente,
3. Aguardar que a terra pare de tremer.