Portugal apurou-se para o Europeu sub-21 de 2015, que se vai realizar na República Checa, ao derrotar em casa a Holanda por 5-4. Os portugueses regressam a um Europeu da categoria oito anos depois.
A seleção portuguesa de sub-21 confirmou, esta terça-feira, a qualificação para o Europeu sub-21 de 2015 ao vencer a Holanda por 5-4, depois de ter vencido por 2-0 na primeira mão.
A precisar de recuperar da desvantagem, os holandeses mostraram deficiências na defesa uma vez que apresentaram apenas uma linha de três defesas.
A equipa orientada por Rui Jorge aproveitou o facto e adiantou-se no marcador ao 13 minutos por Ruben Vezo, com os holandeses a responderem pouco depois por Weghorst, aos 15.
Portugal voltou a colocar-se em vantagem aos 20 minutos por Ruben Neves, com a seleção holandesa a apenas conseguir responder em cima do intervalo por Kongolo.
O adiantamento do adversário voltou a estar na origem de mais um golo português, este marcado aos 50 minutos por Ricardo Pereira.
A Holanda voltou a conseguir empatar a partida aos 64 minutos por Aké, contudo, Ricardo Pereira bisou, aos 66 minutos e colocou Portugal a vencer por 4-3.
A três minutos do final, uma arrancada de Bernardo Silva matou a partida com o 5-3, mas os holandeses ainda fora a tempo de reduzir por Aké, aos 89 minutos, de grande penalidade, fixando um resultado que nada adiantava para a Holanda.
Sob a arbitragem de Michael Oliver, de Inglaterra, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, com assistência de 4480 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Portugal: José Sá, Ricardo Esgaio, Paulo Oliveira, Rúben Vezo, Raphael Guerreiro, Rúben Neves, Tozé (Iuri Medeiros, 58), Sérgio Oliveira, Bernardo Silva, Ricardo Pereira (Ricardo Horta, 81) e Ivan Cavaleiro (Carlos Mané, 46).
Suplentes: Bruno Varela, Frederico Venâncio, Rúben Pinto, Bruno Fernandes, Ricardo Horta, Carlos Mané e Iuri Medeiros.
Holanda: Warner Hahn, Joshua Brenet (Ruben Ligeon, 71), Karim Rekik, Kongolo, Aké, Hupperts (El Ghazi, 69), Willems, Mahaer (Jesper Drost, 72), Ola John, Evis Manu e Weghorst.
Suplentes: Van der Hart, Ruben Ligeon, Van Aken, El Ghazi, Ebecilio, Jesper Drost e Sinkgraven.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Hupperts (27), Sérgio Oliveira (40), Raphael Guerreiro (63), Joshua Brenet (65), Karim Rekik (90) e Willems (90+3).