Economia

OE2015: Défice abaixo de 3% será «efetivamente cumprido», diz ministra das Finanças

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, sublinhou hoje a meta de défice de 2,7% do PIB em 2015, definindo este marco como «decisivo» para a sustentabilidade das finanças públicas e realçando que o objetivo será «efetivamente cumprido».

«Será a primeira vez que este será efetivamente cumprido», disse Maria Luís Albuquerque sobre o objetivo de défice abaixo de 3%, frisando que não será a primeira vez que tal meta integra um Orçamento do Estado mas em 2015 tal desígnio será cumprido.

A governante falava em conferência de imprensa no ministério das Finanças, em Lisboa, na apresentação da proposta do Orçamento do Estado para 2015, entregue esta tarde na Assembleia da República e já enviada também à Comissão Europeia, declarou Maria Luís Albuquerque.

A «determinação de todos os portugueses» e o «empenho reformista do governo» foram sublinhados pela ministra no início da sua intervenção.

A proposta do Orçamento estima que o défice orçamental para o próximo ano seja de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja 0,2 pontos percentuais acima do acordado com a "troika" (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu). O documento prevê um crescimento económico de 1,5% e uma taxa de desemprego de 13,4%.