Vida

Café Suspenso chegou à Mouraria

Hoje é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e dos Sem Abrigo. Uma oportunidade para uma visita aos locais que em Lisboa seguem uma moda iniciada nos Estados Unidos, de colocação de barreiras de cimento em vãos e resguardos de edifícios.

Técnicas para impedir que os sem-abrigo durmam junto a casas particulares ou a lojas.

Em Lisboa,o Movimento Mais Lisboa detetou uma dezena de casos, a maioria na Avenida Almirante Reis.Rui Martins faz parte deste Movimento e justifica a presença destas estruturas nesta zona, com a elevada concentração de sem abrigo nestas partes da cidade.Os casos já foram denunciados pelo movimento Mais Lisboa à autarquia, mas até agora nada foi feito.

Ao fundo da Avenida Almirante Reis, já na Mouraria, bem perto do Martim Moniz, acaba de ser adotada uma outra moda, que tem a ver com este dia.O café suspenso chegou à cafetaria da casa comunitária da Mouraria. Aqui pede-se aos pares e já são muitos os que pagam duas sopas,por exemplo, e deixam uma para os que mais precisam.

Um dos objetivos da iniciativa é revitalizar o comércio da Mouraria e espalhar o café suspenso pelas várias tasquinhas e restaurantes da zona.Um trabalho da jornalista Joana de Sousa Dias, com sonorização de Paulo Jorge Guerreiro.