O primeiro avião civil produzido pelo Japão em meio século, o Mitsubishi Regional Jet (MRJ), foi hoje apresentado,
Depois de muitas peripécias, o Mitsubishi Regional Jet (MRJ) está definitivamente fora da fábrica, abrindo um novo capítulo na indústria da aviação japonesa.
[youtube:F2H-TUkYXrU]
O lançamento do MRJ foi feito com grande impacto, em Komaki, perto de Nagoya (centro do Japão), na presença do vice-ministro dos Transportes, Akihiro Nishimura.
Ainda assim, o aparelho terá de esperar até ao verão de 2015 para o primeiro voo experimental e até 2017 para voar comercialmente - o que significa vários anos de atraso face ao cronograma original.
A Mitsubishi Aircraft teve de rever várias vezes, desde que o projeto foi apresentado em 2008, o número de lugares, o tipo de motor, os materiais ou a ergonomia.
Aparentemente ultrapassadas as dificuldades, o grupo não poupa elogios (e esperanças) à aerodinâmica, ao novo projeto de motor ou ao nível de conforto dos passageiros do modelo que oscilará entre 70 e 90 lugares.
Parcialmente feito de materiais compósitos, o MRJ, cujo desenvolvimento custou aproximadamente 180 mil milhões de ienes (US $ 1,3 mil milhões), foi apresentado pelos seus criadores como a aeronave mais avançada e mais verde na sua classe.
O MRJ é o primeiro avião comercial japonês desde o "YS-11" de 1962 (a produção parou em 1974).