Mundo

Protesto em Barcelona exige eleições dentro de 3 meses

Efe

Milhares de pessoas estão concentradas na Praça da Catalunha, ponto central da cidade de Barcelona. Vestidas de amarelo e vermelho, cores que representam a bandeira da região, pedem ao presidente da Generalitat que convoque eleições daqui a três meses.

O objectivo do protesto é bem claro. Os manifestantes querem que o parlamento consiga um mandato único e possa declarar assim a independência. A Assembleia Nacional da Catalunha fazem um ultimato ao presidente do governo catalão. Artur mas tem 3 meses para convocar eleições. No protesto, nas ruas de Barcelona, foram feitos apelos à união de todos os partidos em torno de um plano centrado em três objetivos: unidade, eleições e independência.

«Presidente, convoque eleições, queremos votar nos próximos meses. Queremos iniciar a primavera do próximo ano com um novo Parlamento constituído», afirmava esta tarde, em Barcelona, Carme Forcadell, líder da Assembleia perante milhares de pessoas, 110 mil nas contas da guarda local.

O líder da Generalitat Artur Mas tinha proposto uma consulta, no dia 9 de Novembro, uma alternativa ao referendo recusado pelo governo de Mariano Rajoy e pelo tribunal constitucional. Os movimentos independentistas defendem um processo mais radical com eleições já nos próximas três meses.