Portugal

Mau tempo afeta 9 voos com destino à Madeira

As más condições atmosféricas estão a condicionar o movimento no Aeroporto da Madeira, tendo impedido a aterragem de nove voos que divergiram para o Porto Santo e Canárias ou regressaram aos aeroportos de origem.

Fonte aeroportuária, citada pela agência Lusa, refere que cinco aeronaves estão no Porto Santo, um avião divergiu para as Canárias, dois com origem em Lisboa regressaram à capital portuguesa e um proveniente de Gatwick aterrou em Lisboa. «Conseguiram descolar os voos da Aerovip para o Porto Santo e o TP 1610 oriundo do Porto com destino a Lisboa», disse a mesma fonte.

As previsões apontam que as más condições atmosféricas se vão manter «pelo menos até ao início da tarde, mas se algumas abertas permitirem os voos poderão aterrar», disse a mesma fonte.

Também devido ao mau tempo no mar, a Porto Santo Line, empresa proprietária do navio 'Lobo Marinho', que estabelece as ligações marítimas entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, decidiu cancelar a viagem de hoje, situação que afetou 187 passageiros.

«Com o aumento do vento que está previsto e com aquilo que se passou esta noite, as informações que temos de lá [Porto Santo] não são as melhores, de modo que decidimos cancelar a viagem», explicou o comandante João Bela.

A Capitania do Porto do Funchal mantém o aviso de mau tempo de sinal 6, de agitação marítima forte e de vento forte.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Madeira está hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros ou períodos de chuva por vezes forte, acompanhados de trovoada, até ao início da tarde, e vento forte com rajadas que podem atingir os 110 quilómetros/hora até às 18 horas.