Artes

Estilista Oscar de la Renta morre aos 82 anos

Oscar de la Renta DR

O estilista Oscar de la Renta morreu na segunda-feira na sua casa no estado norte-americano do Connecticut, aos 82 anos, informaram fontes familiares.

Oscar de La Renta, de origem dominicana, sofria de cancro há cerca de oito anos. A morte do estilista foi confirmada ao jornal The New York Times pela viúva, Annette de la Renta.

Nascido na República Dominicana, em 1932, o estilista saiu de casa aos 18 anos para estudar pintura em Madrid. Foi na capital espanhola que se interessou por moda e começou um estágio com Cristóbal Balenciaga, que se tornou o seu mentor.

Oscar De la Renta começou a carreira nos anos 50 e na década de 60 ganhou notoriedade ao vestir a então primeira-dama dos Estados Unidos, Jaqueline Kennedy. Depois, o estilista vestiu outras primeiras-damas, como Betty Ford, Nancy Reagan, Hillary Clinton e Laura Bush.

Mas não eram só as damas da política a procurar a sua arte, De La Renta vestiu também atrizes como Amy Adams, Sarah Jessica Parker e Penélope Cruz.

Uma das últimas aparições do estilista ocorreu durante a Semana de Moda de Nova Iorque, a 9 de setembro, e uma das últimas criações foi o vestido de casamento de Amal Alamuddin, no casamento com George Clooney.

Há dois dias, confirmou Peter Copping como o seu novo diretor criativo. Apesar dos seus 82 anos, Oscar De la Renta disse que não queria reformar-se mas queria preparar a sucessão.