Economia

Alexandre Soares dos Santos «detesta» investimento chinês

Global Imagens/ Nuno Pinto Fernandes

O empresário Alexandre Soares dos Santos afirmou hoje que detesta investimento chinês, por considerar que «não traz coisíssima nenhuma» ao país.

«Detesto investimento chinês, porque não traz coisíssima nenhuma», «nem 'know how' [conhecimento]» nem sequer «management [gestão]», afirmou o antigo presidente da Jerónimo Martins.

Alexandre Soares dos Santos falava durante a sua intervenção na conferência 'Portugal em Exame', com o tema 'Três gerações, três visões sobre o país', organizada pela revista Exame em parceria com o Banco Popular.

No final do debate, o empresário escusou-se a falar aos jornalistas, argumentando que estava atrasado para um evento em Aveiro.

Durante a sua intervenção, ao lado de Rui Nabeiro e Teodora Cardoso, Alexandre Soares dos Santos defendeu que «o Presidente da República tem por obrigação convocar os partidos políticos para definir um plano a 10 ou 15 anos» para o País.

«Nós andamos permanentemente a mudar, sem saber para onde queremos ir», argumentou, considerando urgente «um acordo político».

A economista Teodora Cardoso defendeu que a constituição é omissa em relação ao Orçamento do Estado, considerando que «não ajuda" definir "apenas as despesas que têm fundamento constitucional». «Devia-se pensar muito seriamente o enquadramento orçamental na Constituição», acrescentou.