Mundo

Portugueses representam um terço dos desempregados no Luxemburgo

Nicolas Schmit DR

No dia da visita oficial de Pedro Passos Coelho ao Luxemburgo, em vésperas de um conselho europeu em Bruxelas, a TSF entrevistou Nicolas Schmit, o ministro do Trabalho luxemburguês.

Atualmente residem no Luxemburgo cerca de 110 mil portugueses, que representam um quinto da população do país.

No entanto, em entrevista à TSF, o ministro do Trabalho do Luxemburgo diz que os portugueses já constituem um terço dos desempregados no país (33%) e reconhece que há emigrantes com graves problemas sociais.

Nicolas Schmit afirma que todos os desempregados o preocupam, mas admite que a taxa entre os portugueses é demasiado alta e atribui isso à falta de qualificações. A maioria trabalha no setor da construção civil, que abrandou no Luxemburgo, e muitos estão a passar dificuldades.

O ministro do Trabalho do Luxemburgo sublinha que não convidaram ninguém sem trabalho a abandonar o país, mas é a comunidade portuguesa quem defende que para alguns o melhor seria regressar a Portugal onde podem contar com o apoio familiar.

Ouvido pela TSF, o conselheiro eleito no Luxemburgo para o Conselho das Comunidades Portuguesas confessa que está desapontado com o Governo português.

Eduardo Dias diz que os portugueses têm sido esquecidos pelos sucessivos governos e que mesmo esta visita de Pedro Passos Coelho é de passagem e na véspera de um conselho europeu em Bruxelas.

Redação