Artes

Museu Picasso reabriu em Paris (vídeos)

DR

Cinco anos depois de ter fechado para obras de remodelação, o maior museu dedicado a Pablo Picasso reúne de forma permanente quase 400 obras daquele que é considerado o pintor mais criativo do seculo XX.

O Museu Picasso, em Paris, reabriu ao público, ontem, no aniversário do nascimento do pintor, cinco anos após o encerramento, com o objetivo de expor "uma nova visão de Picasso".

Cinco anos após ter fechado portas e depois de ter passado três anos de obras de renovação e restauro, o resultado - assinado pelo arquiteto francês Jean-François Bodin - é o reaproveitamento de todos os espaços da mansão seiscentista e a ampliação da superfície de exposição de 1600 metros quadrados para mais do dobro, com os novos 3800 metros quadrados.

[youtube:CkRS3wDg1xU]

São exibidas quase 400 obras de forma cronológica e temática, ao longo de três percursos de visita, que incluem espaços antes vedados ao público, como as caves abobadadas e o sótão, com um teto em madeira do século XVII.

Aqui é apresentada a coleção pessoal do pintor, sendo as suas próprias telas confrontadas com as obras que ele foi adquirindo.

[youtube:ODwu7UJfSP0]

No rés-do-chão, no primeiro e no segundo andares, concentram-se muitas das obras que colocaram Picasso na vanguarda das artes plásticas e que traçam os seus múltiplos percursos criativos, de 1895 a 1972, da infância até perto da morte, ocorrida em Mougins, em 1973.

Redação