Encontrar a beleza na extração de mármore foi o objectivo do documentário " Il Capo" da autoria de Yuri Ancarani. Neste filme, o realizador conseguiu captar a poesia nos gestos e sinais feitos pelo chefe da pedreira
Yuri Ancarani, passou quase um ano inteiro a filmar no Monte Bettolgi, na região de carrara dos Alpes Apuanos, no nordeste de Itália.
O realizador ficou " encantado" com as paisagens quase " sobrenaturais" das pedreiras de mármore e com as imagens captadas desse cenário fez um filme reconhecendo que para ele « as pedreiras de mármore são lugares tão inacreditáveis e surpreendentes que se parecem muito com grandes teatros ou cenários de filmes».
Ancarani explica ainda que o documentário possui momentos " dramáticos" sobretudo quando os grandes blocos de mármore se desprendem da montanha e caem no chão. Nessa altura, diz o realizador, «a terra treme».
[youtube:du9_Kn2y2VA]
A dureza das pedras que caem e que fazem a terra tremer contrasta com a suavidade dos movimentos executados pelo chefe. É ele que com gestos leves e precisos comanda as enormes escavadeiras e os gigantescos blocos de mármore. Um contraste que fascinou Yuri Ancarani.
O filme "Il Capo" faz parte da mostra Artists Films International, um programa itinerante de cinema, vídeo e animação, na Galeria Whitechapel, em Londres.