A "Primas de Riesgo" decidiu vender revistas pornográficas que podem ser trocadas por um bilhete. O gesto, original, serve de metáfora e pretende chamar a atenção da sociedade para o IVA cobrado em produtos culturais, de 21%, e dos produtos pornográficos, de apenas 4 por cento.
O desafio começou ontem, e nas palavras da directora da companhia "Primas de Riesgo", está já a ser um sucesso. A começar pelo nome, que diz tudo.
«É uma campanha que se chama "Revistas pornográficas, 4%, Calderon, 21%», afirmou Karina Garantiva, diretora desta companhia de teatro.
A "Primas de Riesgo" decidiu arriscar para chamar a atenção do público espanhol para o IVA cobrado na cultura. Para isso começou a vender revistas pornográficas que, para além do tradicional conteúdo, trazem como bónus um bilhete de teatro. Assim, o público paga 4% e não 21%.
Karina diz que se trata de uma metáfora, que já está a dar frutos. «Esta campanha conseguiu reacender o debate e também está a mobilizar o público. Porque o público entende muito bem a nossa metáfora. Antes, o público não entendia a questão do IVA tão bem como percebe agora. Deu conta deste absurdo tão grande de uma revista pornográfica ter uma taxa fiscal tão baixa comparativamente com Calderon, que é um dos mais importantes patrimónios culturais que nós temos».
As reações têm surgido de todo o lado e Karina Garantiva diz que não podiam ser mais positivas dentro e fora de Espanha. A companhia tem recebido contactos de vários países estrangeiros interessados em saber mais sobre esta campanha.
As revistas pode ser compradas através do site da companhia "Primas de Riesgo", por telefone ou num quiosque em Madrid. há 3 centenas à venda nesta fase experimental.