Portugal

Bruxas à solta para dar força aos negócios

Os comerciantes das avenidas Almirante Reis (Arroio) e de Roma (Areeiro), em Lisboa, vão aproveitar o Dia das Bruxas, esta sexta-feira, para promover os seus negócios, com estabelecimentos abertos até à meia-noite e atividades "assustadoras".

No caso da Almirante Reis, a avenida estará encerrada à circulação automóvel, entre a Avenida Pascoal de Melo e a Rua Eduardo Brasão, entre as 19:00 e as 24:00.

Durante esse período, vão por ali passar músicos, ginastas, DJ, bruxas e artesãos.

Destacam-se também as atividades para crianças, como a pintura com chocolate, a caça ao tesouro, a oferta de livros infantis e uma gincana.

A cada um dos cerca de 50 estabelecimentos aderentes a esta "noite assustadora", caberá fazer a sua promoção e decoração.

Já no eixo que engloba as avenidas de Roma, Guerra Junqueiro, João XXI e de Paris, bem como a Praça de Londres, pretende-se fazer «o maior desfile de máscaras alguma vez realizado em Portugal dedicado à Noite das Bruxas, com milhares de participantes encarnando vampiros, zombies, lobisomens e bruxas», segundo a organização.

A "Halloween Parade" inicia-se às 21:00 na Avenida de Roma (junto à linha do comboio), e prossegue para a Praça de Londres, terminando na Avenida Guerra Junqueiro, onde às 23:00 serão anunciados os vencedores.

O trânsito estará cortado nestes locais, assinalou Carlos Moura-Carvalho, representante dos comerciantes.

De acordo com o também proprietário de uma mercearia, as lojas vão estar abertas até à meia-noite e a praticar 20% de desconto em produtos e serviços.

Ao todo, serão mais de 150 estabelecimentos situados nestas avenidas e ruas paralelas, aos quais se juntarão associações e estabelecimentos de ensino (escolas secundárias e universidades), para participar no desfile.

Na Avenida João XXI haverá ainda um mercado de artesanato, com cerca de dez 'barracas' de doces e bijuteria.

«Para o ano, se correr bem, estamos a pensar fazer o mesmo», adiantou Carlos Moura-Carvalho.

Tanto em Arroios, como no Areeiro, as iniciativas são apoiadas pelas respetivas Juntas de Freguesias.

Contam também com o contributo da associação Maluquinha de Arroios, da União das Associações de Comércio e Serviços (em Arroios) e ainda da coletividade dos Comerciantes da Avenida Guerra Junqueiro, Praça de Londres e Avenida de Roma (no Areeiro).