Artes

Filme de Gonçalo Tocha vence Prémio Action4Climate do Banco Mundial (vídeo)

O realizador Gonçalo Tocha, com o filme "The Trail of a Tale", ganhou o 1.º lugar, na categoria de autores entre os 18 e os 35 anos, do Concurso Action4Climate, promovido pelo Banco Mundial, foi hoje divulgado.

Inspirado num relatório escrito pela News Economics Foundation, relata uma nova sociedade, que põe um ponto final a dependência no petróleo.

O prémio tem o valor de 12.000 euros. O júri considerou que este é «um filme provocador» que resulta da «colaboração do realizador [português] com a iniciativa 'Imagine 2020 -- Art and Climate Change'», em cooperação com a New Economics Foundation.

[youtube:WbcTjrVrMu8]

«A sua história inspiradora gira à volta de uma carta escrita no futuro à sociedade atual», escreve o Banco Mundial.

[youtube:B7Dc-Nb-y9M]

Nesta mesma categoria foram premiados Dobrin Kashavelov, da Bulgária, com "Global Warning", um «filme sufocante sobre os efeitos catastróficos do furacão Haiyen nas Filipinas», e o terceiro prémio foi atribuído ao realizador norte-americano Nathan Dappen, pelo filme "Snows of the Nile", um documentário que «narra as aventuras de Nathan, no desvendar do desaparecimento acelerado dos glaciares do Uganda, conhecidos por 'montanhas da lua'».

No passado mês de maio, Gonçalo Tocha estreou, nas salas portuguesas, o documentário "A mãe e o mar", produzido no âmbito do programa de formação Estaleiro, do festival "Curtas" de Vila do Conde. O filme tinha sido escolhido para abrir o "Documentary Fortnight 2014", do Museu de Arte Moderna (MoMA), de Nova Iorque, em fevereiro.

O documentário sobre a ilha do Corvo foi igualmente distinguido no DocLisboa, nos festivais internacionais de Buenos Aires e de São Francisco, e na DocumentaMadrid.