Vida

Curso de Jogos Digitais dá emprego garantido

Liliana Costa

O mercado dos jogos digitais é um dos que mais cresce em todo o Mundo. Em Portugal, é uma aposta recente mas que está a atrair cada vez mais jovens para o campo da formação. No Centro de Investigação & Desenvolvimento em Jogos Digitais, em Barcelos, são desenvolvidos videojogos, mas também aplicações para mobile, computador e consolas.

O curso funciona no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Ali convivem docentes investigadores e alunos da Licenciatura de Jogos Digitais, que mais uma vez este ano preencheu todas as vagas. A taxa de empregabilidade é de 100% o que ajuda a compreender o interesse que o curso tem suscitado.

Tito Machado, aluno finalista da Licenciatura em Desenvolvimento de Jogos Digitais, já tinha desistido da escola até saber da existência do curso, numa área pela qual se confessa um "apaixonado", além de garantir muito boas possibilidades de colocação no mercado de trabalho.

«Quando soube que tinha um curso na área da minha paixão, e até aí não tinha intenção de fazer o ensino superior, inscrevi-me e entrei através do "Maiores de 23". Estava a trabalhar numa linha de montagem mas não estava satisfeito», contou à TSF.

Pedro Barros é caloiro e quer dar força à indústria portuguesa dos vídeo jogos. «Infelizmente ainda é muito pequena. Já estive noutro curso mas mudei de universidade porque isto é mesmo o que eu quero fazer, desenvolver jogos para consolas e computadores», revela.

O curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais do Politécnico de Barcelos já forneceu duas fornadas de licenciados, com uma taxa de empregabilidade de 100%.

«Estão todos a trabalhar e na área, em empresas ligadas ao desenvolvimento de videojogos ou na área de computação gráfica, que é também muito forte no curso», sublinha Nuno Rodrigues, diretor da Escola de Tecnologia do IPCA e do Centro de I&D em Jogos Digitais.

A partir do Centro de Investigação são desenvolvidos alguns dos muitos jogos disponíveis na Internet. Antes de ser lançado no mercado, cada jogo é sujeito a uma intensa fase de testes, processo que pode demorar vários meses.

Além de jogos de entretenimento, são ainda desenvolvidos naquele Centro de Investigação & Desenvolvimento os chamados jogos sérios, nomeadamente para a área da saúde.Inaugurado em Março último, é o primeiro centro de investigação do género no país, integrando seis laboratórios nas áreas do Audiovisual, Desenvolvimento de Produto, Ensaios, Interfaces e Robótica, Jogos Digitais e Redes, que dispõem de alguns equipamentos únicos em Portugal, designadamente ao nível da captura de movimento.