Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveu um "guia inteligente para orientar pessoas cegas" no interior de edifícios públicos.
O guia, que foi criado em colaboração com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), pretende «aumentar a autonomia das pessoas cegas nas atividades do seu quotidiano», sublinha uma nota da Universidade de Coimbra.
Trata-se, na prática, de uma aplicação para Smartphone desenhada para ajudar, de forma rápida, intuitiva e segura, o utilizador a encontrar serviços e produtos desejados no interior de edifícios públicos.
A partir do telemóvel, o novo sistema -- "SmartGuia: Shopping Assistant for Blind People" (https://eden.dei.uc.pt/~jcecilio/videos/SmartGuia_Compressed.mp4) -- utiliza as tecnologias Bluetooth e Wi-Fi para «orientar o cego até ao seu objetivo, respondendo a perguntas e facultando informação clara sobre lugares, produtos e serviços que se encontram no edifício», explica José Cecílio, coordenador do projeto.
«O guia é acionado pelo utilizador e, a partir daí, atualiza constantemente a informação», designadamente estabelecendo percursos, indicando distâncias, identificando pontos de interesse ou descrevendo o ambiente envolvente (referindo, por exemplo, a que distância há elevador ou escadas), exemplifica José Cecílio.
Uma das características mais distintivas do sistema é o facto de simplificar o trabalho do utilizador em termos de especificação daquilo que ele pretende, podendo «dizer simplesmente palavras que identifiquem o que deseja, tais como 'comer' ou 'comprar roupa'», salienta o investigador. «O sistema consegue reconhecer essas palavras-chave, questionando de seguida sobre preferências mais concretas», como indicar os restaurantes que existem, podendo, depois, o utilizador escolher qual deles deseja.
«Uma vez completo o processo de escolha do destino, o sistema guia o cego oralmente» até ao local pretendido, conclui José Cecílio. Apesar de ter sido desenvolvido para guiar invisuais, este sistema, premiado recentemente pelo Instituto Fraunhofer Portugal, pretende alargar a utilização a qualquer cidadão.
O objetivo é que, ao entrar num centro comercial, por exemplo, o cliente possa saber quais «as lojas que estão com promoção nesse dia, em que produtos e qual a percentagem de desconto», sintetiza o investigador da UC, adiantando que vai ser «implementado um projeto-piloto num centro comercial de Coimbra».