Artes

Cinemateca Portuguesa vai receber 120 mil euros para legendar filmes até 2017

Cinemateca Portuguesa Global Imagens

A Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema vai receber um apoio financeiro de 120 mil euros para contratar serviços de legendagem até 2017, de acordo com uma portaria hoje publicada em Diário da República.

A portaria no âmbito da atividade da Cinemateca vem publicada na segunda série do DR de hoje, assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e pelo secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, Hélder Gomes dos Reis.

O apoio de 40 mil euros anuais entre 2015 e 2017 é justificado na portaria pela necessidade da Cinemateca adquirir serviços de inserção de legendas eletrónicas durante a projeção de filmes exibidos no contexto de ciclos e sessões de cinema.

Adianta ainda a portaria que a organização dos ciclos de cinema inclui o estabelecimento de compromissos antecipados, razão pela qual a entidade pretende abrir um concurso público para a contratação de serviços de localização de legendas com vigência plurianual.

No verão do ano passado, a então diretora da Cinemateca, Maria João Seixas, alertou publicamente para dificuldades financeiras da entidade, que corria o risco de encerrar se não fosse financiada de fora urgente. Na sequência das declarações da direção, o secretário de Estado da Cultura veio anunciar que estavam a ser asseguradas as medidas para garantir o funcionamento da Cinemateca.

Os constrangimentos orçamentais tinham levado a direção da Cinemateca a cortar na legendagem e nos modelos de divulgação da programação mensal. A situação chegou na altura às redes sociais e motivou uma manifestação à porta da entidade em defesa da sua atividade.