Saúde

Perguntas e respostas: Legionela

Algumas perguntas e respetivas respostas sobre a doença do legionário.

Porque é tão pouco diagnosticada?

Ser diagnosticada com pouca frequência deve-se, entre outras razões, ao facto de os médicos não a colocarem como hipótese diagnóstica mesmo quando em presença de fatores de risco quer epidemiológicos quer clínicos e também porque para o seu diagnóstico laboratorial são necessários métodos específicos, nem sempre disponíveis.

Onde 'vivem' as bactérias?

As bactérias causadoras desta infeção são microrganismos ubíquos da água doce ambiente, podendo existir em reservatórios naturais, como lagos e rios, ou reservatórios artificiais como sistemas de água doméstica, quente e fria, humidificadores e torres de arrefecimento de sistemas de condicionamento de ar, piscinas, jacuzzis, instalações termais e outras, isto é, locais onde com facilidade se libertam aerossóis.

Em que circunstância as bactérias se tornam um risco?

Quando a temperatura e a presença de biofilmes e protozoários nesses ambientes favorecem a sua multiplicação rápida. Podem causar doença no homem quando um indivíduo mais suscetível, com fatores de risco, conhecidos, inala ou aspira aerossóis que as contenham em quantidade suficiente e com características de virulência particulares. Do que se sabe até ao momento nem todas as espécies deste género têm sido associadas a doença no homem.

Como se faz o controlo e a prevenção?

O controlo e prevenção desta doença fazem-se pelo diagnóstico precoce em casos suspeitos e pelo tratamento (descontaminação) da fonte de infeção provavelmente associada, que se baseia na limpeza, desinfeção e manutenção das instalações e equipamentos contaminados.

Porque surge o programa de vigilância?

Em Portugal, passou a ser considerada como doença transmissível de declaração obrigatória (DDO), desde 1999. Porque esse sistema se veio a mostrar insuficiente para a sua monitorização, a Direcção Geral da Saúde criou, em 2004, o Programa de Vigilância Epidemiológica Integrada da Doença dos Legionários (VigLab - D. Legionários) que associa à componente clínica, a laboratorial e a epidemiológica.

Doença do Legionário ou legionela?

«Legionelose ou doença do legionário é uma doença causada por bactérias do gênero Legionella, geralmente originando uma pneumonia atípica provocada pela espécie Legionella pneumophila» (Wikipedia).

Legionella ou legionela?

«O termo Legionella (termo científico) pode, portanto, ser substituído por legionela em textos que não requeiram o mesmo grau de especialização que um artigo científico» (Ciberdúvidas).

(respostas construídas a partir da página da Direção Geral de Saúde, exceto quando indicado)