Vida

A viagem de Rosetta até ao cometa 67P está a chegar ao fim (em imagens)

National Geographic

Foi lançada num foguetão Ariane há mais de dez anos e em Agosto deste ano chegou ao destino. Esta quarta-feira, um equipamento lançado da sonda Rosetta deve pousar num cometa. Será a primeira vez que um evento do género acontece.

A Rosetta saiu ao encontro do seu destino em março de 2004. Em agosto deste ano chegou ao cometa que pretende estudar e tornou-se no primeiro engenho espacial a orbitar um cometa. Amanhã, se os cientistas derem a ordem, e se tudo correr como esperado, o robô Philae lançado pela sonda Rosetta será o primeiro objeto lançado por humanos a atingir um cometa.

O 67P/Churyumov-Gerasimenko orbita em volta da Terra e de Júpiter. Com esta missão os cientistas pretendem conhecer um pouco mais sobre a formação do nosso planeta bem como os outros que partilham o nosso sistema solar.

Aos comandos da Rosetta está a Agência Espacial Europeia que enviou a sonda para o espaço. A colaborar com a missão está também a agência espacial norte-americana NASA. Serão estas duas entidades que irão decidir se a missão final tem luz verde e se durante a manhã desta quarta-feira começa a descida ou se ela terá que ser adiada.

Se for para avançar a operação deverá demorar sete horas. Ainda antes de atingir o solo, o robô vai recolher e estudar as poeiras e os gases que se concentram à volta do cometa. O momento crucial está previsto para as 17 horas.

Pode acompanhar toda a missão em direto a partir deste link.

Fotografias de: REUTERS/Ralph Orlowsk, REUTERS/Kai Pfaffenbach, ESA/Rosetta/Philae/CIVA e National Geographic