Começou o longo mergulho do pequeno robô da sonda Rosetta, que deve aterrar mais logo no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. O módulo de aterragem já se separou do corpo da sonda e correu tudo bem. Acompanhe em direto a viagem de Rosetta aqui na TSF.
É uma operação inédita na investigação espacial. A confirmação chegou ao início da manhã, da Alemanha, onde está instalado o Centro de Controlo da Agência Espacial Europeia. Essa separação aconteceu pouco depois das 8:30, mas a confirmação demorou quase uma hora a ser anunciada porque a Rosetta está a mais de 500 milhões de quilómetros de distância da Terra.
[html:|livestream/rosetta.html|450|253]
É o início de uma viagem de cerca de 7 horas atá à aterragem no cometa. Por volta das 15 horas, o pequeno robô há-de completar uma queda livre de 20 quilómetros até pousar em cima do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, ele próprio em movimento no espaço.
Há 3 meses que a sonda está na órbita do cometa. A missão na Alemanha espera que o pequeno robô consiga agarrar-se sem problemas à superfície do cometa. Se isso não acontecer pode perder-se para sempre. O risco é grande, uma vez que o terreno é muito rochoso e acidentado.
Se a aterragem correr bem, as primeiras imagens do núcleo de um cometa devem chegar à Terra a meio da tarde.