Ciência e Tecnologia

Philae envia segunda foto

ESA/Rosetta/Philae/CIVA

De manhã chegou a primeira imagem tirada na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Agora é divulgada a primeira imagem panorâmica.

«Philae está em segurança na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, como o demonstra esta primeira imagem», diz a página da ESA.

Esta segunda imagem dá uma perspetiva panorâmica do cometa (uma visão de 360º a partir do ponto de contacto), capturada pelo sistema CIVA-P. Vêem-se os três pés da Philae.

O robô Philae «funciona bem», embora se encontre provavelmente no cimo de numa encosta, disse hoje Philippe Gaudon, chefe do projeto Rosetta no Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) em Toulouse.

Num contacto telefónico com a agência France Presse, o cientista adiantou que a pilha do robô está a funcionar bem e que ele recebe ordens e envia dados.

«Todos os instrumentos científicos aos quais demos ordem para trabalhar esta noite funcionaram corretamente», disse ainda.

Mas as fotografias que o módulo envia sugerem que se encontra «numa encosta íngreme», embora «suficientemente seguro».

O Philae tem seis câmaras e tira fotografias em várias direções, numa vê-se o céu, noutra o sol e ainda noutra uma falésia.

«A nossa prioridade é continuar a fazer testes científicos sem mudar nada», disse Gaudon.

A sonda Rosetta, que transportou o robot, é uma missão da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), que envolve vários centros em Darmstadt e em Colónia (ambos na Alemanha) e em Toulouse (França).