Vida

IPMA: Tornado em Courelinhas (Coruche)

O Instituto do Mar e da Atmosfera confirmou à TSF que os ventos fortes que deixaram em pânico a população de Courelinhas, em Coruche, foram de facto provocados por um tornado gerado a partir de uma super célula. A força do tornado ainda não foi determinada, estados os técnicos a estudar as imagens de satélite.

Um tornado levou a noite passada os telhados de algumas casas e deitou abaixo alguns barracões agrícolas, em Courelinhas, freguesia do Couço, concelho de Coruche. Seis pessoas ficaram desalojadas e tiveram de pernoitar em casa de familiares. As famílias já voltaram entretanto para as respetivas casas.

«Equipas da câmara estiveram durante o dia de hoje a apoiar a população a repor as coberturas que ficaram danificadas e as três famílias que pernoitaram em casa de familiares hoje já voltaram às suas casas», disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira.

O fenómeno, do qual não resultou qualquer vítima, foi, segundo a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), consistente com um tornado, que se terá formado a este da cidade de Lisboa e que foi progredindo num rumo sudoeste/nordeste, atingindo a aldeia.

Os ventos fortes causaram danos «nas coberturas de nove habitações e de quatro armazéns de apoio à agricultura», afirmou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém. «Três veículos ficaram danificados», acrescentou.

«O alerta da queda de telhados foi dado pelas 20:50 de quinta-feira», informou, ao referir que os bombeiros tiveram alguma dificuldade em aceder ao local, uma vez que algumas vias estavam obstruídas devido à queda de árvores.

Luís Fonseca, dos Bombeiros de Coruche, disse à TSF que nesta altura é tempo de limpezas.