Ciência e Tecnologia

Andar de comboio... a 500 kms/hora (vídeo)

Maglev Shinkansen DR/BBC

Os felizardos foram um grupo passageiros que participaram nos primeiros testes realizados pela companhia dos caminhos de ferro japonesa com o comboio maglev Shinkansen com o público em geral. O comboio promete bater os rivais em todas as velocidades.

Um grupo de cem passageiros participou naquele que é o primeiro de uma série de oito testes que a companhia de caminhos de ferro japonesa vai realizar até dezembro com o comboio maglev Shinkansen.

Quando estiver plenamente operacional, o maglev Shinkansen deverá conseguir unir as cidades de Tóquio e Nagoia em 40 minutos, metade do tempo atual de 80 minutos. Para já, os passageiros que participaram neste teste tiveram uma pequena amostra da capacidade do maglev Shinkansen, que atingiu os 501 Km/hora no percurso entre as cidades de Uenohara e Fuefukim, como se pode ver no vídeo entretanto disponibilizado pela BBC.

[youtube:2MsjvsAX-Og]

Os comboios maglev (do inglês magnetic levitation/levitação magnética) são consideravelmente mais rápidos que os famosos comboios de alta velocidade japoneses, que atingem velocidades de cerca de 320km/h. Usam a tecnologia de levitação magnética que permite que "flutuem" sobre os carris. Esta característica minimiza os efeitos da fricção nos carris, a que estão sujeitos os comboios normais, e assim conseguem atingir velocidades mais elevadas.

Para os testes foram escolhidas 2400 pessoas de um número total de candidaturas 100 vezes maior. Atualmente, o comboio mais rápido do mundo é o chinês Transrapid, com capacidade para ultrapassar os 400 Km/hora. Um recorde que pode ser batido pelo maglev Shinkansen, cuja data de funcionamento está prevista para 2027.

Redação