Educação

3 em 1. Universidades do Norte unem-se a partir de 2015

Para conseguir mais fundos europeus para a investigação, atrair mais estudantes estrangeiros e partilhar professores ou até alunos, as três maiores universidades do Norte vão unir-se num consórcio.

O acordo vai ser assinado em dezembro entre as universidades do Porto, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro. Deve estar a funcionar no inicio do próximo ano.

O reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, sublinha que não se trata de uma fusão. As três universidades vão continuar a ser autónomas., mas é preciso unir esforços numa altura em que faltam alunos.

As universidades do Porto, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro têm 56 mil alunos, em 614 cursos, de vários graus de ensino.

Várias hipóteses estão em cima da mesa e uma das ideias pode ser juntar alguns destes cursos. Um objectivo claro é captar mais estudantes no estrangeiro.

Quanto ao nome a adotar pelo consórcio, ainda não há uma decisão final, mas a união das universidades do Porto, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro deverá chamar-se UNorte.pt.