Política

Vistos "gold": Paulo Portas vai ao Parlamento amanhã à tarde

Global Imagens/ Vítor Rios

O pedido de audição foi feito pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda. O deputado comunista João Oliveira diz que, mais do que nunca, é necessário que o principal rosto dos vistos "gold", dê explicações sobre este modelo de financiamento.

O anúncio do pedido surgiu na passada quinta-feira.«O grupo parlamentar do PCP vai requerer a presença urgente na comissão de economia do senhor vice-primeiro-ministro [Paulo Portas] para discutir esta figura dos vistos "gold" e as consequências que ela tem vindo a criar», disse, então, o deputado do PCP António Filipe.

Ao final da manhã de hoje, o partido congratulou-se com a disponibilidade de todos os partidos, especialmente os da maioria, para ouvir explicações do governo.

O deputado João Oliveira diz que, mais do que nunca, é necessário que o principal rosto dos vistos "gold", que é Paulo Portas, dê explicações sobre este modelo de financiamento que, para o PCP é apenas um método legal de lavagem de dinheiro e que fomenta a corrupção.

O deputado do PCP revela que os comunistas não vão pedir a demissão de Paulo Portas, porque mudar um ministro já não chega. O problema é muito mais profundo e não se resolve apenas com a mudança de rostos nos ministérios.

O Bloco de Esquerda também requereu a audição parlamentar de Paulo Portas, e considerou que este deve «tirar consequências» por ser o «responsável político» pela criação dos vistos "gold", que são «uma via verde para negociatas sem critério».

O Partido Socialista foi mais cauteloso. Na altura, António Costa afirmou que, nesta fase, era importante esclarecer tudo o que se passou.