A livraria Lello recebe esta tarde o Primeiro Encontro Livreiro do Porto e Grande Porto. Apesar das dificuldades, a organização espera que o encontro não seja dominado «pelo queixume ou desistência».
Antero Braga, o responsável da livraria Lello, disse à TSF que o objetivo deste Encontro é «celebrar o livro e os amantes do livro, só e apenas».
Com esta iniciativa não se pretende discutir as dificuldades que o setor atravessa mesmo que essas dificuldades sejam evidentes. Antero Braga lembra as «posições dominantes» do «clube dos dois», referindo-se à Leya e à Porto Editora, e reclama condições iguais para todos: «queremos receber as novidades nos mesmos dias dos outros, queremos ter as mesmas condições que os outros. Se isso não acontecer é como ir para um ringue de boxe de mãos atadas e só leva porrada».
O encontro deste sábado, que começa às 15h00, é aberto a livreiros, autores, editores e público em geral. Na mensagem de divulgação desta iniciativa pode ler-se que é «um encontro que se quer de partilha de experiências, histórias e troca de informações sobre as contingências da profissão».