A votação está aberta. Há três propostas em cima da mesa. Oba e Eba. Tiba Tuqe e Esquindim. Vinicius e Tom.
«As mascotes são um dos símbolos mais representativos dos Jogos Olímpicos. Têm a missão de cativar o público, principalmente as crianças.» diz o presidente do Comité Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman.
Para envolver o público com as duas figuras já escolhidas, a organização dos Jogos Rio2016 decidiu deixar em aberto a escolha dos nomes.
Assim há três opções. Os bonecos podem chamar-se Oba e Eba, interjeições muito usadas no Brasil. Tiba Tuque e Esquindim, uma espécie de Onomatopeia inspirada na música brasileira. Ou Vinicius e Tom, em honra a dois músicos míticos, Vinicius de Moraes e Tom Jobim.
As figuras já são conhecidas. Uma é um animal amarelo parecido com um gato te, segundo a organização, a «agilidade de um felino, o equilíbrio de um macaco e a leveza de uma ave».
A outra figura, de tronco azul com ramagens verdes é a mascote dos Jogos Paralímpicos e é descrita como «capaz de tirar qualquer coisa do seu cabelo para encontrar uma solução: uma bola, uma bicicleta ...», diz o site dos Jogos na internet.
Esta segunda-feira serão apresentados oficialmente.