O ministro da Educação revelou hoje que os locais para realização da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades, marcada para 19 de dezembro, serão «os mais favoráveis» à localização dos professores inscritos.
À margem da inauguração de dois centros escolares em Espinho, Nuno Crato declarou: «Em função da distribuição geográfica das inscrições, encontraremos os locais mais favoráveis para realização da prova».
O governante não se pronunciou sobre a possibilidade de esses exames decorrerem nas instalações de universidades, mas acredita que, apesar dos protestos que as provas vêm motivando, elas se verificarão «com toda a tranquilidade».
«São provas que estão instituídas desde 2007 e toda a gente sabia que elas iam ser feitas», defendeu. «São algo a que o país vai assistir todos os anos e daqui a alguns verificaremos que são provas necessárias para a melhoria da nossa Educação», concluiu Nuno Crato.
Segundo o despacho publicado no passado dia 18, a Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC) realiza-se no dia 19 de dezembro e as inscrições para os professores decorrem durante esta semana. A PACC é obrigatória para todos os professores sem vínculo efetivo com menos de cinco anos de serviço que se queiram candidatar a dar aulas numa escola.
De acordo com os documentos publicados em Diário da República, a componente geral da prova irá realizar-se a 19 de dezembro e as provas das componentes específicas, que variam consoante as áreas disciplinares ou grupos de recrutamento dos docentes, começam a 1 de fevereiro.
Os professores que não pertencem aos quadros do MEC e têm menos de cinco anos de serviço devem inscrever-se durante esta semana, já que esta prova é obrigatória para poderem concorrer a um lugar numa escola.