Política

Xanana Gusmão, consternado, envia abraço amigo a Sócrates

Lusa/António Amaral

Foi com consternação que o Primeiro-Ministro de Timor se referiu esta manhã à prisão preventiva de José Sócrates. Questionado em Dili, Xanana Gusmão quase chorou, enquanto enviava um abraço para o «amigo José Sócrates».

Foram muitas as reuniões que tiveram juntos. Muitas gargalhadas, muitos cigarros fumados a dois e muitas memórias partilhadas.

O Primeiro-Ministro de Timor não conseguiu segurar a emoção quando o assunto foi José Sócrates. Questionado pela imprensa Portuguesa, em Dili, Xanana Gusmão confessa que está consternado com a prisão preventiva de José Sócrates.

Xanana já sabia da notícia, não foi informado pelos jornalistas, mas ficou com os olhos humedecidos, num esforço para segurar as lágrimas, quando falou sobre o caso.

Já o ministro da Defesa português, José Pedro Aguiar Branco, que hoje chegou a Timor, questionado sobre o mesmo assunto respondeu que não comenta a notícia.

Resta, então, o apoio timorense. Xanana Gusmão deseja o melhor a Sócrates e envia um abraço emocionado de um amigo.