Vida

«Tenho algo a dizer-te» no Dia Mundial da SIDA (em imagens)

Juliann Adrain Chesser

«Tenho algo a dizer-te» é uma frase que se associa a momentos de viragem, momentos após os quais nada será como dantes. É também o título da série de retratos que um fotógrafo norte-americano fez dos seus familiares e amigos, no momento em que lhes comunicou o seu diagnóstico de SIDA.

Ao receber o diagnóstico de SIDA, Adrain Chesser percebeu que sentia uma enorme angústia ao pensar no momento em que daria a notícia aos amigos e família. Fotógrafo de profissão, resolveu mediar o momento pela fotografia.

Antes de cada sessão, ele começou com a frase "tenho algo a dizer-te". A expressão de cada pessoa foi única, resultante da experiência pessoal de cada um com a perda, a doença e a morte. Para o autor, estas "são provavelmente as piores fotos que alguma vez tirou aos seus amigos, mas também as maisbelas".

A SIDA é hoje considerada uma doença crónica, potencialmente letal. O diagnóstico precoce da infecção pelo HIV é muito importante, já que permite um melhor acompanhamento do doente e atrasar a progressão da infecção, assim como uma melhor prevenção do contágio. O Dia Mundial de Luta Contra a SIDA assinala-se a 1 de Dezembro.

(Uma fotogaleria de Ana António. Todas as fotografias publicadas por cortesia de Adrain Chesser. Copyright de Adrain Chesser)