Uma das escolas escolhida está no fundo do ranking feito com base nas médias dos exames nacionais. Responsáveis sublinham que «desafiante» é ensinar os alunos que chegam à escola com mais dificuldades.
Saiba mais: Consulte aqui os rankings feitos pela TSF com base nos resultados fornecidos pelo Ministério da Educação - 1º ciclo; 2º e 3º ciclos eensino secundário.
Pela primeira vez, o Ministério da Educação premiou este ano algumas escolas públicas que conseguiram resultados que se destacaram muito em relação às outras, com melhorias claras nas notas e no sucesso dos alunos.
Na prática, olhando apenas para a redução do abandono ou risco de abandono escolar, foram perto de 83 as escolas (em 350 avaliadas) a receber créditos de horas por terem reduzido fortemente este problema.
Um dos casos é a Secundária da Amora, no Seixal, que segundo o ministério teve uma descida de 10,9% para 1%.
O director, Simão Cadete, fala num trabalho difícil, sobretudo porque a escola não está num ambiente social e economico «fácil»: existem «situações dramáticas em que fazemos o possível e o impossível para evitar que os alunos saiam».
No ranking feito pela TSF, a Secundária da Amora está entre as 70 escolas com médias mais baixas nos exames nacionais, facto que leva o director a sublinhar o contexto social e económico do concelho e a dizer que fácil é «ser professor dos bons alunos».
Simão Cadete acredita que o principal segredo para reduzir o abandono escolar foi terem implementado um sistema que permite identificar, a tempo, os alunos que não têm futuro no ensino normal, sendo encaminhados para opções alternativas como cursos profissionais.
O director sublinha que cada aluno é um aluno e sucesso pode ser, conforme os casos, acabar um curso profissional ou entrar no curso de medicina.