Desporto

«A derrota do futebol»

Susana Vera/Reuters

Os confrontos entre adeptos do Atlético de Madrid e do Deportivo de Corunha, que causaram um morto, vistos pelos jornais espanhóis e os resultados da Liga Portuguesa, são temas da revista de imprensa desportiva.

O jornal "As" escreve que os acontecimentos de ontem, em Madrid, representam «a derrota do fútebol. Antes do jogo entre o Atlético e o Depor, cerca de 200 adeptos dos dois clubes envolveram-se em confrontos de que resultaram um morto, 12 feridos e 24 detidos.

O homem, de 43 anos, foi a oitava vítima mortal em confrontos de adeptos em Espanha desde 1982.

O "El Pais" afirma que estiveram frente a frente na "batalha" de Madrid radicais de extrema direita e de extrema esquerda.

O Presidente do Atlético de Madrid defendeu que «isto não tem nada a ver com futebol. São grupos radicais que se encontram e as consequências estão à vista. O treinador Diego Simeone disse que «são adeptos de um clube mas o problema é da sociedade».

Apesar da tragédia, o jogo acabou por se realizar.

Na jornada deste fim-de-semana da Liga portuguesa, todos os candidatos ao título ganharam.

O FC Porto goleou o Rio ave no Dragão por 5-0, com golos de Tello, Jackson, Alex Sandro, Óliver e Danilo. Apesar do resultado gordo, os jornais sublinham que o Rio Ave vendeu cara a derrota. O FC Porto marcou 4 golos nos últimos 15 minutos. "A Bola" afirma que foi um «final em apoteose».

O jogo ficou ainda marcado por um caso de arbitragem. Segundo a imprensa deveria ter sido assinalado um penálti a favor dos vilacondenses quando os "dragões" venciam por 1-0.

Em Coimbra, onde o Benfica derrotou a Académica por 2-0, com golos de Gaitán e Luisão, também houve um erro de arbitragem. No segundo golo "encarnado", dizem os jornais, Luisão partiu de posição irregular.

"O Jogo" escreve que o desastre europeu foi «ultrapassado com vitória tranquila em Coimbra». O "Record" lembra que o Benfica leva «75 jogos consecutivos a marcar na Liga». Com esta vitória "os encarnados" seguraram a liderança com dois pontos de vantagem sobre o Vitória de Guimarães e três sobre o FC Porto.

O jogo de Coimbra esteve interrompido durante 5 minutos. Depois de uma confusão na bancada onde estavam adeptos do Benfica, a polícia carregou sobre alguns desses adeptos. Algumas pessoas desceram para a pista à volta do relvado e o árbitro acabou por interromper o desafio.

Em declarações ao "O Jogo", o assessor de imprensa do Benfica lamentou «a carga policial indiscriminada sobre os adeptos do clube»

Nos outros jogos de ontem o Marítimo ganhou ao Boavista por 4-0. 3 jogadores axadrezados foram expulsos. Petit queixou-se do trabalho do árbitro. Diz que o jogo «não foi uma batalha campal» e que foi anulado à sua equipa «um golo limpo».

Em Barcelos, O Gil vicente empatou a zero com o nacional da Madeira.

Na Liga espanhola, O Valência perdeu por 1-0 com o Barcelona. A equipa orientada por Nuno Espírito Santo só vergou no tempo de descontos. Busquets marcou aos 94 minutos. As melhores oportunidade pertenceram ao Valência, mas isso de nada adiantou.