Portugal

EDIA avança com "promoções" no Alqueva para baixar fatura da eletricidade

EDIA

A EDIA vai fornecer, em 2015, água com preços mais baixos aos agricultores que optarem por fazer a rega à noite o ao fim-de-semana. Quem optar por usar água de dia e durante a semana vai pagar mais 10 por cento na fatura final.

Os agricultores de Alqueva vão ter direito a um desconto de 10 por cento na fatura se fizerem a rega dos campos à noite ou ao fim-de-semana. A mudança acontece no próximo ano e segue o exemplo dos tarifários que já existem em muitas casas, com tarifas tri-horárias da eletricidade.

O presidente da EDIA, Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, José Pedro Salema, explicou à TSF que o objetivo desta "promoção" é exatamente poupar na fatura da eletricidade.

Em sentido inverso, quem regar os campos de dia e durante o fim-de-semana vai pagar a água 10 por cento mais cara.

O presidente da EDIA garante, ainda, que as obras no Alqueva estarão prontas no fim do próximo ano, tal como já havia prometido a ministra da Agricultura, Assunção Cristas. Para este prazo ser cumprido, José Pedro Salema diz que não há margem para falhas. Se as obras atrasarem, avançam multas de penalização.

Com todas as obras no Alqueva prontas, as estruturas de rega construídas vão ser mais usadas pelos agricultores. O objetivo é chegar aos 80% de utilização, que agora não vai além dos 65%.

Redação